NotíciasOpinião

Contraponto: “papelão inacreditável de André Mendonça” declarado por Matheus Leitão em blog de notícias


O jornalista Matheus Leitão publicou recentemente em blog de notícias, expressando a opinião sobre o fato de o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, justificar por meio das redes sociais, o porquê de ter votado a favor da condenação do deputado federal Daniel Silveira (UB-RJ), e destacou no título da notícia “papelão inacreditável de André Mendonça”.

Matheus, inclusive, foi bem enfático ao manifestar “o ministro André Mendonça ainda não entendeu o tamanho do cargo em ocupa”. Na sequência, dispara “onde já se viu um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) ir às redes sociais se justificar sobre um voto que deu em um julgamento – no caso, o do deputado Daniel Silveira, aquele que queria fechar”.

Mas vamos olhar o outro lado do “inacreditável”?  Particularmente, vendo pelo outro lado, e um lado que vem sendo muito questionado pelos mais renomados juristas, e contestam arduamente, por exemplo, uma condenação que nem caberia ser feita pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na verdade acredito que nem os motivos expostos dariam embasamentos juridicamente falando, para a condução de toda a fase processual é realizada pela própria Suprema Corte, ou seja, a acusação, a investigação, o julgamento e a condenação. Além disso, absolutamente nada justiçaria a prisão de um parlamentar que está totalmente amparado pelo Artigo 53 da Constituição em que frisa “os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos”.

Penso que o mais “inacreditável” ainda é André Mendonça condenar Daniel por dois anos e quatro meses, em regime aberto e multa de R$ 91 mil. Mas, para o Leitão o parlamentar é um criminoso, pois na matéria opinativa destaca “É que logo após o fim do julgamento que condenou o criminoso parlamentar, as redes sociais foram inundadas pelas hostes bolsonaristas com críticas e ataques contra André Mendonça por ele ter votado na condenação de Daniel Silveira”.

Mas para mim não é “inacreditável” ver o posicionamento do blogueiro, que vem de uma ideologia enraizada pelo sistema de doutrinação feito por parte de uma imprensa brasileira que se aparelhou muito bem e durante décadas, e pior, sem ao menos percebermos, disseminando a deturpação e destruição dos reais valores, ou seja, sendo literalmente complacente para a promoção da alienação da população brasileira.

“Papelão inacreditável de André Mendonça”? Sim, concordo, porém, concordo embasada no que rege a Constituição. Pois penso que, além disso, são apenas falácias – discursos que parecem corretos, mas omitem e ocultam o que existe por trás.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo