Anitta alcançou o primeiro lugar do Spotify por manipulação no algoritmo, diz site
Segundo publicação do portal UOL, fãs da cantora Anitta manipularam o algoritmo do aplicativo Spotify para fazerem a música “Evolver” chegar ao “TOP 50” da plataforma. No dia 14 de março, o perfil oficial da cantora no Twitter retuitou um pequeno tutorial de um seguidor onde ele ensinava, passo a passo, como criar mais de uma conta e elaborar playlists em que “Envolver” tocaria várias vezes, ao longo de horas. Onze dias depois, essa mesma música chegou ao primeiro lugar a nível mundial, no Spotify.
Se espalhando como pólvora, a estratégia foi adotada pelos fãs da cantora para driblar as regras da plataforma de música, que tem suas listas atualizadas diariamente para determinar quem de fato está no topo.
Segundo o UOL, o site Rest of World identificou mais de 100 playlists com nomes como “Envolver #1”, “Stream Envolver”, “Envolver stream party”, and “Envolver 20x”. A Folha de São Paulo também publicou dados do próprio Spotify, mostrando que a grande maioria dos ouvintes de Anitta eram do Brasil, e não dos ‘países-alvo’ da cantora, que lançou “Envolver” especificamente com o objetivo de consolidar uma carreira internacional na américa-latina.
Houve também uma grande comoção entre influenciadores e famosos no Tik Tok e Instagram, além do desafio para reproduzir os passos que Anitta dança no refrão da música. Todas essas execuções da música nesses vídeos rápidos das redes sociais também é contabilizada para calcular sua posição nas paradas.