Zelensky é aplaudido de pé após discurso no Parlamento Europeu
Nesta terça-feira (1º)O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez um pedido aos países da União Europeia uma “prova” de que estão ao lado do povo ucraniano, não abandonando o país que tem sido alvo dos ataques russos, em discurso virtual ao Parlamento Europeu.
“Então, provem que estão conosco. Provem que vocês não nos abandonarão. Provem que vocês são de fato europeus e, então, a vida vai vencer a morte e a luz vai vencer a escuridão”, pediu o presidente ucraniano.
Zelensky ainda endossou que a União Européia será mais forte com chegada da Ucrânia. Ontem, o presidente ucraniano assinou o pedido oficial para que a Ucrânia seja incorporada ao bloco europeu.
Hoje as forças russas chegam em grande número à Kiev, um míssil atingiu um prédio governamental em Kharkiv, outro ataque a uma base matou 70 militares ucranianos.
“Estamos lutando pela nova sobrevivência e essa é a maior motivação de todas. E queremos ser membros igualitários da Europa. Nós acreditamos que, hoje, nós estamos mostrando quem somos. A União Europeia será mais forte conosco, isso é certo. Sem vocês, a Ucrânia será muito mais solitária”, afirmou Zelensky direto do Palácio do Governo, em Kiev, para Bruxelas.
No fim do discurso, ele foi aplaudido de pé pelos membros presentes no Parlamento Europeu, em Bruxelas.