Mundo

Putin assina decreto proibindo que cidadãos saiam da Rússia com mais de US$10 mil em moeda estrangeira


Nesta quarta-feira (2), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou um decreto proibindo que cidadãos deixem o país com mais de dez mil dólares em moeda estrangeira, a informação é da agência russa Tass.

“A exportação de dinheiro em moeda estrangeira e instrumentos de moeda estrangeira acima de US$ 10.000 calculados com base na taxa de câmbio oficial estabelecido pelo Banco Central da Rússia no dia da exportação será banido a partir de 2 de março”, afirma o decreto.

Com esse decreto, Putin quer tentar reduzir o impacto das sanções internacionais aplicadas após a invasão da Ucrânia. A moeda russa teve uma desvalorização acentuada após as sanções. Hoje um dólar vale 109,51 rublos, a taxa de juros foi de 9,5% para 20%.

A Bolsa de Valores de Moscou também não abrirá nesta quarta, informou o Banco Central russo, existe o temor de que aconteça uma queda generalizada no valor das ações, e os corretores russos foram ordenados a rejeitar as ordens de vendas de investidores estrangeiros e fundos de pensão quando o mercado eventualmente reabrir por completo.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo