Oscar 2022: toda ação tem reação?
A brincadeira de Chris Rock sobre a aparência da atriz e apresentadora, Jada Pinkett Smith, teve como estopim, a reação do marido, o também ator Will Smith, um tapa no rosto do apresentador Chris Rock no meio da cerimônia do Oscar, antes mesmo de receber a estatueta de melhor ator pelo filme “King Richards: Criando Campeãs”.
O que Chris Rock não sabia era que Jada sofre de alopecia – doença que causa a perda permanente de cabelo do couro cabeludo, queda repentina que começa com uma ou mais áreas calvas circulares. Além disso, a alopecia pertence a um grupo de diferentes doenças provocadas por um distúrbio ligeiramente mais comum em mulheres.
Mas a ação do ator Will Smith ao comediante Chris Rock pode custar punições e, inclusive, especialistas têm manifestado que existe a possibilidade de suspensão ou expulsão da Academia ou ainda pode perder o Oscar de melhor ator pela interpretação em “King Richard: Criando Campeãs” (2021).
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas fez um comunicado oficial, informando que estuda “ações e consequências” em represália ao ator. “A Academia condena as ações do Sr. Smith na cerimônia de ontem à noite. Iniciamos oficialmente uma revisão formal em torno do incidente e estudaremos outras ações e consequências de acordo com nossos estatutos, padrões de conduta e com a lei da Califórnia”.