“O desrespeito de Athur do Val com as mulheres não é um caso isolado”, disse ex-embaixatriz no Brasil, em live ao Mulheres que Inspiram
Na tarde da quarta-feira (24), aconteceu uma live promovida por meio do projeto Mulheres que Inspiram, iniciativa voltada ao empreendedorismo feminino e, também, de cunho social, que contou com a participação da presidente nacional, Júlia Lucena, a ex-embaixatriz da Ucrânia no Brasil, Fabiana Tronenko, e a jornalista Luana Valente.
Durante a live trataram sobre os comentários discriminatórios e ofensivos contra as mulheres ucranianas, promovidos pelo Deputado Arthur do Val (sem partido), e que foram viralizados nas redes sociais. “Ele ofendeu a dignidade da mulher ucraniana e ofendeu a dignidade também, a mulher brasileira, incentivando como tour das loiras, e achei tudo isso muito baixo. Foi deplorável usar a Ucrânia em meio a um cenário triste e vulnerável do povo ucraniano e das mulheres para fazer de palanque político”, desabafou Fabiana Tronenko.
Outra indignação de Fabiana é referente às desculpas dadas pelo parlamentar que para ela é “justificar o que para ela é injustificável”, e revelou que a situação dele não é um caso isolado, e que inclusive, no ano passado teve que indenizar um grupo de estudantes da USP. “Athur do Val foi obrigado a pagar uma indenização no ano passado, porque ele entrou na faculdade com uma fantasia de vagina, e desrespeitando as estudantes, em uma instituição que estava organizando a semana da diversidade e sexualidade”, relatou.
As representantes do Mulheres que Inspiram aproveitaram o momento para deixar a iniciativa à disposição no que for preciso, e somar forças para representar o povo ucraniano e a Fabiana Tronenko, e auxiliá-la como porta-voz da Ucrânia no Brasil.
O encontro híbrido promoveu ainda um “despertar” sobre a situação das mulheres ucranianas que chegaram ao ponto de se voluntariarem e estarem na linha de frente do conflito, por terem sido separadas das famílias e, consequentemente, dos maridos e pais. Além disso, frisou que o momento é extremamente delicado, com civis em situação de total vulnerabilidade, e estão pagando com vida pela falta de consenso entre os chefes do Executivo de ambos os países.
Acompanhe a live na íntegra, e saiba mais.