Notícias
“Não retiro nenhuma palavra do que falei”, afirma ex-embaixatriz ucraniana sobre Arthur do Val
A Presidente Nacional do Mulheres que Inspiram, Julia Lucena Dias, e a jornalista Luana Valente, receberam a ex-embaixatriz da Ucrânia, Fabiana Tronenko, para uma conversa sobre a situação das mulheres em meio ao cenário de guerra que se formou após a invasão russa contra a Ucrânia, além do comentários invasivos e preconceituosos do deputado Arthur do Val, em que se aproveitaram da figura feminina e a vulnerabilidade em meio a uma situação extrema de guerra.
Conforme noticiamos, vazaram áudios quando o deputado estadual esteve na Ucrânia. Ele comparou as filas de refugiadas com filas das melhores baladas de São Paulo, além de afirmar, entre muitos outros comentários ofensivos, que “as ucranianas são fáceis porque são pobres”.
A ex-embaixatriz, que é mãe de uma jovem ucraniana, respondeu aos comentários do deputado de maneira bem emocionada, um vídeo que acabou viralizando nas redes sociais.
Na entrevista realizada na tarde desta quinta-feira (24), Fabiana afirmou que não retira nenhuma palavra que foi direcionada ao deputado.
“No momento em que eu abri o áudio dele, fiquei muito revoltada como mulher, como mãe de uma ucraniana. Acho que se ele estivesse na minha frente, eu tinha dado uns tapas nele. Porque foi algo tão revoltante e falo em nome da minha filha, da minha cunhada, da minha falecida sogra, e em nome das ucranianas que são mulheres honradas, mulheres direitas, são mulheres trabalhadoras, que diante de uma dificuldade histórica, estão passando por esse momento de vulnerabilidade, de terror, e o infeliz do deputado confundiu boa educação e hospitalidade com flerte”, desabafou Fabiana.