FBI oferece recompensa de US$ 5 milhões para quem informar quem recebeu as propinas da Odebrecht e da Brasken
O FBI em parceria com o Departamento de Justiça dos EUA estão oferecendo recompensa de até US$ 5 milhões para quem fornecer informações que levem à identificação de quem recebeu as propinas da Odebrecht e da Brasken. É uma iniciativa do “Programa de Recompensas de Recuperação de Ativos da Cleptocracia”, aprovado pelo Congresso norte-americano que objetiva promover o combate à corrupção de governos estrangeiros.
O programa é administrado pelo Gabinete de Terrorismo e Inteligência Financeira do Departamento do Tesouro, e pretende “identificar e recuperar ativos roubados, confiscar os lucros da corrupção e, quando apropriado e viável, devolver esses bens roubados ou valores ao país prejudicado pelos atos de corrupção”.
A recompensa será paga somente para quem fornecer informações que levem à retenção ou apreensão, confisco ou repatriação de ‘ativos roubados’, conforme definido na lei, segundo comunicado publicado nas redes sociais.
“O comunicado é destinado aos residentes e nativos americanos que tenham informações vinculadas aos casos mencionados. Não há qualquer pendência da Odebrecht no que diz respeito ao cumprimento do acordo de leniência assinado em 2016 com o país. Inclusive, é importante ressaltar que o grupo e suas empresas controladas receberam o aval em 2020 dos monitores externos indicados pelo Departamento de Justiça Americano (DOJ), que certificaram a eficácia do sistema de governança implementado e concluíram o monitoramento”, informou a Odebrecht.