OTAN anuncia Força Resposta no leste Europeu
Jens Stoltenberg, secretário-geral da Otan, afirmou em entrevista coletiva nesta sexta-feira (25) que a aliança militar vai reforçar a presença de tropas no leste da Europa, em meio à operação militar deflagrada pela Rússia contra a Ucrânia, além de continuar a enviar armas para o governo de Kiev.
A Força de Resposta da Otan começou a ser movimentada nesta sexta-feira como “medida defensiva”, em resposta à operação russa.
“Não deve existir espaço para mal-entendidos. Vamos proteger a cada aliado e cada centímetro do território da Otan”, afirmou Stoltenberg.
A Força, liderada pelo comandante supremo da aliança, o general Tod Wolters, é composta por contingentes terrestres, aéreos, marítimos e de operações especiais, porém não foi mobilizada, mas está de prontidão.
Stoltenberg afirmou que os aliados “estão muito comprometidos em continuar a oferecer apoio. Estamos mobilizando-a pela primeira vez no contexto da defesa coletiva”, declarou Stoltenberg.
O secretário-geral da Otan ainda fez um apelo à Rússia para “que pare essa guerra sem sentido, cesse imediatamente seus ataques, retire todas as suas forças da Ucrânia, volte ao caminho do diálogo e se afaste da agressão”.