Mundo

“Farmer Convoy”: Comboio de tratores segue rumo à Ottawa para se juntar a protesto de caminhoneiros contra o passaporte sanitário


Um comboio de tratores, convocado por produtores rurais, está se organizando em Alexandria rumo à capital do Canadá para se juntar aos manifestantes neste sábado. De acordo com um dos organizadores do movimento “Farmer Convoy ” , Martin Renaud, um agricultor na área de Green Valley, ao sul de Alexandria,  estimou que cerca de 100 tratores ou mais participem.

Ele disse que o esforço é em apoio aos caminhoneiros que protestam em Ottawa, e que os mandatos de vacinas são a razão principal por trás do comboio de tratores.

“Vacinados ou não vacinados, somos todos iguais, somos todos canadenses e a segregação tem que acabar”, disse Renaud. “A divisão que você está vendo agora, eu odeio isso. As pessoas estão divididas, está afetando minha família agora também, e já chega!”, afirmou à um jornal local.

“Chegamos ao nosso limite, e estaremos em um mundo de dor se (restrições e mandatos) continuarem, basta olhar para o custo de mantimentos e gasolina – as pessoas sofrerão por anos se isso continuar. indo”, disse.Renaud disse ainda que agricultores de comunidades como Winchester, St. Eugene e St. Isidore, no extremo leste de Ontário, planejam participar; membros do grupo no Facebook comentaram de comunidades, incluindo Carlsbad Springs e Winchester, sobre a adesão ao esforço.
Renaud disse que o grupo não fez nenhuma captação de recursos e que, do próprio bolso, ele planeja gastar US$ 1.000, grande parte na compra de combustível, para ser entregue aos caminhoneiros em Ottawa.“Alguns precisam, outros não – nós os ajudaremos”, disse Renaud, que acrescentou que a maioria dos participantes do comboio de tratores planeja ficar na capital por um ou dois dias.

Comboio de caminhões: Polícia emite 30 multas; Organizadores do protesto dizem que não vão sair até que o passaporte sanitário caia

O ‘Freedom Convoy’ (Comboio da Liberdade) que convergiu em Ottawa no fim de semana começou em resposta à decisão do governo federal de exigir que todos os caminhoneiros canadenses que cruzassem a fronteira dos EUA fossem totalmente vacinados.  

O movimento recebeu o apoio de comunidades por onde passou e mais de 200 veículos se juntaram aos protestos no fim de semana. Líderes do protesto dos caminhoneiros dizem que não vão sair até que os mandatos de máscaras e vacinas sejam encerrados.

” Estamos pedindo a todos os níveis de governo no Canadá que encerrem todos os mandatos e restrições do Covid. Continuaremos nosso protesto até vermos um plano claro para sua eliminação”, disse Tamara Lich, uma das organizadoras do  movimento. Ela ainda informa que o grupo recebeu US$ 10 milhões em doações, atualmente congelados pelo GoFundMe como uma forma de forçar o fim dos protestos, e que espera que os fundos comecem a ser distribuídos em breve aos caminhoneiros.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo