Bolsonaro anuncia que o Brasil concederá vistos humanitários para refugiados ucranianos
Nesta segunda-feira (28), o presidente Jair Bolsonaro anunciou que vai criar uma portaria para conceder vistos humanitários para ucranianos que deixarem o país para fugir da guerra.
“Vamos abrir a possibilidade de ucranianos virem ao Brasil através do visto humanitário, que é a maneira mais fácil de vir para cá. Não vamos ter problema nenhum. Estamos dispostos a receber ucranianos. Faremos todo o possível para receber”, declarou o presidente durante entrevista para o programa Os Pingos nos Is da Jovem Pan.
Bolsonaro explicou que os interessados devem procurar a embaixada do Brasil na Ucrânia, que será responsável por explicar os procedimentos necessários para obtenção do visto. Porém, cabe a eles conseguirem um meio de deixar a Ucrânia, pois o espaço aéreo está fechado.
O responsável por negócios da embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, declarou que pediu ajuda humanitária ao Itamaraty e apresentou uma lista de itens essenciais que poderiam ser doados, como alimentos e remédios.