Notícias

Comboio de caminhoneiros contra o passaporte sanitário e vacina obrigatória recebe apoio da população e políticos conservadores no Canadá


Um comboio de caminhoneiros, chamado de  “Freedon Convoy” ou “Freedon Rally” que se opõem a obrigatoriedade da vacina contra o Covid-19 e ao passaporte sanitário, passou pelo sudoeste de Ontário, no Canadá, na quinta-feira (27) e segue rumo à capital do país para protestar. De acordo com uma contagem da Polícia Provincial de Ontário, cerca de 100 caminhões e cerca de 200 veículos integram o comboio.

Dezenas de pessoas se reuniram em Londres em uma parada de caminhões na rodovia 401, esperando a chegada do comboio de Windsor e Sarnia, os dois pontos de fronteira da região com os Estados Unidos.

As pessoas acenaram bandeiras e beberam café enquanto a chegada do comboio estava atrasada, em parte devido a uma grave colisão no início da manhã desta sexta-feira (28) que fechou as pistas no sentido leste da rodovia perto de Tilbury.

As pessoas se alinharam no viaduto da Wellington Road London, Ontário, na quinta-feira, acenando para os caminhoneiros que viajavam de Windsor e Chatham, depois seguiram para Ottawa para protestar contra os mandatos da vacina Covid-19. (Kate Dubinski/CBC)

Espera-se que eles se encontrem com dois outros comboios no Parliament Hill, em Ottawa, no sábado (29). Desde que o comboio partiu do BC para Ottawa, centenas de pessoas foram às redes sociais para incentivar seguidores a irem para a capital do Canadá.

O que é o Freedon Convoy?

O comboio da liberdade está pedindo o fim da vacina obrigatória  no Canadá contra o  Covid-19. No dia 15 de janeiro, uma pequena equipe de caminhoneiros de Alberta, seus familiares e amigos, chegaram à decisão de que o governo do Canadá ultrapassou os limites com a implementação de passaportes e mandatos de vacinas contra Covid-19″, disse um comunicado quarta-feira no  dia 15 de janeiro. Página do Facebook do Comboio da Liberdade 2022 .

“A partir de hoje, temos o apoio de milhões de canadenses de todo o país.”

A lista de demandas inclui os governos federal e provincial para que encerrem os passaportes de vacinas e todos os outros “programas obrigatórios de rastreamento de contatos de vacinas” e encerrem também a obrigatoriedade das vacinas contra o Covid-19.

O protesto foi inicialmente desencadeado pela indignação com um mandato de vacina imposto este mês aos caminhoneiros transfronteiriços, mas desde então recebeu apoio do grupo “anti-vacina”.

Políticos conservadores e voluntários canadenses que se opõem à vacinação obrigatória estão apoiando o crescente grupo de veículos, que teria 20 quilômetros de extensão enquanto atravessava Saskatchewan e Manitoba na última terça-feira (25).

 Figuras como o ex-líder conservador Andrew Scheer, o primeiro-ministro de Saskatchewan Scott Moe e o primeiro-ministro de Alberta, Jason Kenney, aplaudiram o comboio enquanto os caminhoneiros lutam contra o “exagero do governo”.

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo