URGENTE: ALEXANDRE DE MORAES ABRE INQUÉRITO CONTRA BOLSONARO
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, na noite desta sexta-feira (3), determinou a abertura de inquérito para investigar a declaração feita pelo presidente Jair Bolsonaro em uma live na qual ele leu uma notícia que relaciona a vacinação contra Covid a um elevado risco de contrair o vírus HIV.
O magistrado atendeu um pedido da CPI da Covid e afirmou que é preciso apurar a relação entre a informação inverídica e uma suposta atuação de uma “milícia digital” investigada pelo Supremo que seria formada por aliados do presidente Bolsonaro.
A live foi realizada no dia 22 de outubro mas retirada do ar pelo Facebook, YouTube e Instagram sob a alegação de disseminar fake news.
“Não há dúvidas de que as condutas noticiadas do presidente da República, no sentido de propagação de notícias fraudulentas acerca da vacinação contra o Covid-19 utilizam-se do modus operandi de esquemas de divulgação em massa nas redes sociais, revelando-se imprescindível a adoção de medidas que elucidem os fatos investigados, especialmente diante da existência de uma organização criminosa”, determinou Alexandre de Moraes.