Site do Ministério da Saúde sofre novo ataque
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou que o site da pasta sofreu uma nova invasão hacker nesta segunda-feira (13), conforme publicou o R7. A investida começou durante a madrugada e, desta vez, sistemas internos como intranet, acesso ao e-mail corporativo e até mesmo a rede de telefonia ficaram fora do ar.
De acordo com Queiroga, o ministério está “trabalhando para recuperar isso o mais rápido possível”. “Estamos trabalhando de maneira intensa para que tudo seja restabelecido. Houve outro ataque. Infelizmente, somos vítimas dessas figuras que têm, de maneira criminosa, tentado o invadir o sistema. Eles não conseguem invadir, mas [isso] tumultua, atrapalha”, afirmou o ministro, em entrevista à imprensa na noite desta segunda.
Segundo informações apuradas pela reportagem, os servidores da Saúde foram surpreendidos com o bloqueio total dos serviços nesta segunda. Os funcionários da pasta não conseguiam nem mesmo acessar usuários nos computadores para atualizar informações sobre a pandemia da Covid-19, avaliar informações de saúde em geral e atender a demandas dos estados. O corpo de funcionários foi dispensado, por causa da imprevisibilidade de retorno dos serviços digitais.
Desde o primeiro ataque à página, na última sexta-feira (10), alguns sistemas do ministério, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS, foram comprometidos. Funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital seguem indisponíveis até o momento.
Sobre uma previsão de quando as páginas voltariam a funcionar, Queiroga disse: “Estamos trabalhando fortemente para restabelecer todas as funcionalidades do ConecteSUS, para que os brasileiros possam acessar livremente as informações”.
Em nota enviada à imprensa nesta noite, o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) informou que, na última sexta-feira (10), “ocorreram incidentes cibernéticos contra órgãos de governo em ambiente de nuvem”.
Segundo a pasta, “os provedores dos serviços em nuvem estão cooperando com a administração pública federal no tratamento dos incidentes”. “O Governo está atuando de forma coordenada para a retomada dos serviços, que estão sendo reativados à medida que o tratamento ocorre”, diz a nota.
O GSI disse ainda que, por meio do Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos do Departamento de Segurança da Informação, está coordenando as ações juntamente com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia “de forma gerencial e técnica”, e destacou que emitiu um alerta “com medidas mitigadoras e de prevenção sobre o tema e tem centralizado as notificações por meio dos canais de comunicação de praxe”.
“As diversas equipes estão sendo orientadas sobre os procedimentos de preservação de evidências. As orientações emitidas têm seguido rigorosamente as boas práticas de tratamento de incidentes, e a colaboração entre os diversos órgãos envolvidos tem sido fundamental e efetiva.”