Notícias

Projeto tenta suspender Pix no estado de São Paulo


A realização de transferências via Pix pode estar com os dias contados para moradores do estado de São Paulo. A Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) aprovou, na última terça-feira (30), a tramitação mais rápida para o projeto de lei 583/21, do deputado Campos Machado (Avante), que prevê a proibição da ferramenta no estado.

Com a tramitação acelerada, a análise da proposta poderá ser feita de uma única vez nas comissões da Casa legislativa. Posteriormente, fica pronta para ser discutida e votada em plenário.

A iniciativa leva em conta os inúmeros golpes que surgiram no período de um ano desde a criação do Pix. De acordo com a proposta, a introdução da ferramenta na vida dos brasileiros deixou brechas para a ação de criminosos. Para coibir os golpes, o BC (Banco Central) precisou impor limites no valor das transações feitas entre 20h e 6h e aos fins de semana.

Se aprovado, o projeto proibirá as instituições financeiras e de pagamentos de processar as transferências até que o BC (Banco Central) desenvolva mecanismos que garantam a segurança dos correntistas. Após 30 dias do recebimento do laudo técnico de segurança do Banco Central, a Alesp poderá votar a revogação da lei.

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo