Fachin é eleito presidente do TSE
Edson Fachin foi eleito nesta sexta-feira (17) presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Alexandre de Moraes será o vice-presidente. A eleição aconteceu em plenário durante a última sessão do ano judiciário. Os magistrados tomarão posse ao término do mandato do ministro Luís Roberto Barroso, em fevereiro de 2022.
O ministro Fachin ficará no cargo até agosto, quando se encerra o prazo dois anos como ministro do TSE, então Moraes assumirá o cargo em seguida, ficando à frente da Justiça Eleitoral nas eleições de 2022 e permanecerá no cargo até junho de 2024.
Após a eleição, Barroso parabenizou os dois ministros e afirmou que o país terá a sorte de ter na condução do TSE, nas eleições de 2022, dois grandes juristas.
“Duas pessoas honradas, que têm grande compromisso com o Brasil. Ambos ministros do Supremo Tribunal Federal, professores e doutores e com vasta experiência na vida pública”, afirmou. “Saúdo não somente com alegria, mas com tranquilidade o fato de que o processo eleitoral brasileiro estará sendo conduzido pelas mãos honradas dos ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes”, declarou Barroso.