Dória desiste de liberar o uso de máscara ao ar livre em dezembro
O governo de São Paulo recuou e desistiu de liberar o uso de máscara em ambientes ao ar livre, medida que estava prevista para entrar em vigor no dia 11 de dezembro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (2) pelo governador João Doria, que está em Nova York, nos Estados Unidos, a trabalho.
O uso permanecerá obrigatório em todos os ambientes, seja externo ou em áreas internas e no transporte público, inclusive dentro das estações e terminas de ônibus.
A liberação da obrigatoriedade foi anunciada na semana passada pelo governo do estado, mesmo sem, à época, ter atingido as metas estipuladas pela própria gestão estadual de redução de indicadores da pandemia.
No final do mês passado, a gestão estadual havia condicionado a flexibilização aos seguintes indicadores. Mas nenhum indicador foi alcançado ainda.
De acordo com Doria, o estado deve atingir a meta de 75% da população vacinada nesta quinta-feira (25). No entanto, não há nenhuma estimativa de quando as outras metas podem ser atingidas, já que elas dependem de uma queda no ritmo de novos casos, mortes e interações.
Embora a liberação do uso da máscara seja uma orientação para todo o estado, as prefeituras têm autonomia para decidir continuar com a obrigatoriedade por mais tempo.