Anvisa interrompe atividades de navio devido a um surto de COVID-19
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interrupção das atividades no navio Costa Diadema devido a um com um surto de covid-19 entre seus passageiros. O navio, que está atracado em Salvador-BA, deverá retornar ao Porto de Santos, para que todos os passageiros e tripulantes devem desembarquem e fiquem em quarentena.
As Secretarias de Saúde do Estado da Bahia e do Município de Salvador declararam a transmissão comunitária de covid-19 nível 4 a bordo da embarcação. A Anvisa também determinou que até o desembarque completo dos viajantes, todos os embarcados devem reforçar a atenção quanto aos protocolos de redução do risco de transmissão de covid-19. A maioria dos passageiros que testaram positivo estão assintomáticos e poucos apresentam sintomas leves. São 3.836 viajantes, sendo 1.320 tripulantes ao todo.
“Segundo o Plano de Contingência, a embarcação poderá seguir, sob condição de restrições a bordo, para o Porto de Santos. Isso significa que todas as atividades não essenciais no Costa Diadema devem ser interrompidas e que devem ser cumpridos os protocolos sanitários de segurança no interior da embarcação, até seu destino final em Santos”, explicou a Anvisa.
Há também um outro navio em situação bem semelhante, o MSC Splendida, que atracou no Porto de Santos na quarta-feira (29) após identificar 51 tripulantes e 27 passageiros com a doença.