Notícias

Projeto brasileiro de acessibilidade é premiado na UNIFESP


Durante o COBREN 2021 (Congresso Brasileiro de Investigação e Reabilitação Neurológica) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a terapeuta ocupacional e estudante de pós graduação em tecnologia assistiva, nível especialização, Juliana Yumi Circelli Nishimaru, ganhou o prêmio de Honra ao Mérito “Jean-Martin Charcot”.

Juliana Yumi – Vencedora do prêmio de Honra ao Mérito “Jean-Martin Charcot”

O trabalho desenvolvido trata-se de uma rampa de acesso para deficientes físicos desenvolvida através de modelagem e impressão 3D.

Obstáculos existem aos montes e são pouquíssimos os municípios que possuem uma ampla acessibilidade. Muitas vezes os PCDs enfrentam dificuldades até mesmo para entrar e sair de casa. Essa rampa móvel, de baixo custo, permitirá às pessoas portadoras de alguma deficiência, com dificuldade de locomoção, cadeirantes ou que tenham alguma dificuldade de acesso a qualquer tipo de lugar, dando mais autonomia em sua locomoção.

 

A aluna criou um sistema que proporciona a possibilidade de desenvolver um dispositivo de menor custo, menos material, portátil, com o diferencial de uma estética de valor, e, por ser desenvolvida em módulos, poderá ser utilizada em qualquer altura de calçada ou obstáculos, o que a torna muito mais versátil.

Além de toda a engenharia utilizada no desenvolvimento, que contou com a colaboração dos engenheiros Eduardo Yamanaka e Daniel Tamashiro, e do projetista Osmar Lima Alves, permitindo uma excelente relação resistência-peso. O trabalho foi orientado pela terapeuta ocupacional, doutoranda e pesquisadora da POLI-USP, Natacha Harumi Ota.

Natacha Harumi Ota – Orientadora do projeto.

A rampa ainda é um protótipo desenvolvido na pesquisa, ainda será submetido a vários testes. Somente após a aprovação é que estará disponível para comercialização.

Mais uma vez o Brasil aparece como destaque na América Latina na área de Pesquisas Científicas e é importante que valorizemos os feitos de nossos dedicados profissionais.

Alef Becker, Jornalista Independente




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo