Controle da mídia do Talibã proíbe dramas de TV com atrizes, fazem as jornalistas usarem hijabs
Com informações da Fox News
As novas diretrizes da mídia no Afeganistão divulgadas pelo Taleban nesta semana proíbem os programas de televisão de apresentarem atrizes e exigem que as jornalistas usem o hijab islâmico.
Oficiais do Taleban disseram à mídia que os decretos não são regras rígidas em si, mas apenas diretrizes a serem mantidas em mente durante as transmissões.
As “diretrizes” foram estabelecidas no domingo (21) pelo Ministério para a Prevenção da Virtude e Prevenção do Vício do Afeganistão. Os decretos dirigidos às mulheres estavam entre nove no total, destinados a pôr fim no que o grupo militante islâmico considera imoral.
Outras diretrizes proíbem filmes ou programas de TV que sejam contra o Islã ou os valores afegãos, como a representação do profeta Maomé. Outra diretriz considera a representação de corpos masculinos, como um torso sem roupa, imoral.
As novas regras sobre as mulheres na mídia vão de encontro à garantia do Taleban ao mundo depois que retomou o controle do país de que seria mais moderado e respeitaria os “direitos das mulheres”.
“Os novos regulamentos de mídia do Taleban e as ameaças contra jornalistas refletem esforços mais amplos para silenciar todas as críticas ao governo do Taleban”, disse Patricia Grossman, diretora associada para a Ásia da Human Rights Watch, em um comunicado. “O desaparecimento de qualquer espaço de dissidência e o agravamento das restrições para as mulheres na mídia e nas artes é devastador”.
As tropas dos EUA deixaram o Afeganistão em 30 de agosto, um dia antes do prazo que o governo Biden concordou com o Taleban, oficialmente encerrando o conflito mais antigo do país.