Política

Toffoli arquiva pedidos para investigar Guedes e Campos Neto por offshores


O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli arquivou 2 pedidos para que a Corte solicitasse à PGR (Procuradoria Geral da República) a abertura de investigação contra o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre as offshores em paraísos fiscais. Os pedidos foram feitos ao Supremo pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e pelo PDT.

Toffoli disse, nos despachos, que o requerente pode apresentar a notícia-crime diretamente à PGR. Para ele, não cabe ao “Judiciário imiscuir-se na atuação daquele órgão ou substituir o cidadão nesse encaminhamento”

De acordo com a nota publicada pela defesa de Guedes, não há ilegalidade em manter um veículo de investimento no exterior, declarado à Receita e demais órgãos competentes, muito antes de Paulo Guedes ingressar no governo. A descoberta de offshores foi revelado pela série de reportagens Pandora Papers, produzida pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, com participação do site brasileiro Poder 360.

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo