Reino Unido resgata pessoas LGBTs do Afeganistão após avanço do Talibã
Com informações da Reuters
Grupo de afegãos LGBT chegou ao Reino Unido depois da tomada de Cabul pelo Talibã, informou o governo britânico ontem (29). O Afeganistão, país que já era bastante opressor a essas pessoas, tornou-se um lugar ainda mais perigoso depois que os extremistas islâmicos tomaram o controle.
O ministério das Relações Exteriores organizou essas operações de resgate em parceria com grupos de direitos das pessoas LGBT. Chegaram ao Reino Unido 29 afegãos, e há expectativa de que mais ainda cheguem em solo britânico nos próximos dias.
O Talibã tomou o controle do Afeganistão em agosto, quando cenas de pessoas desesperadas para deixar o país chamaram a atenção do mundo.
A maior preocupação das autoridades internacionais é com os direitos e a segurança das mulheres, da população LGBTQIA+ e de não muçulmanos, uma vez que o grupo é conhecido por adotar uma versão fundamentalista do Islã e chegar ao extremo de executar quem não seguir a lei islâmica.
Recentemente, o assassinato de uma jogadora de vôlei da seleção afegã júnior pelo regime Talibã gerou revolta na comunidade esportiva internacional — o esporte feminino não é autorizado pelos extremistas.