Política

“O mundo fica estarrecido que o Brasil seja um país democrático com um deputado federal preso por crime de opinião”, afirma Otoni de Paula


Ontem (8) completaram 30 dias que a carta à nação do presidente Jair Bolsonaro foi publicada, conforme foi lembrado pelo deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) no plenário da Câmara. O parlamentar relembrou que o sinal de pacificação entre executivo e judiciário assustou a base de apoio de Bolsonaro, mas que esse sinal foi unilateral pois os demais poderes continuam a atacar o chefe do executivo.

Já no dia que o presidente assinou essa carta a nação para tentar apaziguar os ânimos, eu subia essa tribuna dizendo que os conselheiros do presidente Bolsonaro, estariam conduzindo o presidente para uma condição de apequenamento de que eles estavam reduzindo o grande leão da democracia que é o presidente Bolsonaro ao gato indefeso. Sim! Aquela crítica que eu fiz, a fiz em nome de todos os brasileiros que foram as ruas no dia 7 de setembro querendo mudança! Golpe? Não! Nunca se falou de golpe. Nunca se pensou em golpe, mas se pensou sim em uma atitude dentro das quatro linhas da constituição que pudesse mudar os rumos pelos quais o Brasil estava indo e que agora subo a esta tribuna após 30 dias para dizer que os rumos continuam os mesmos. Após 30 dias da assinatura da carta a nação a minha pergunta ao povo brasileiro nessa tribuna é: O que mudou efetivamente?“, questionou o deputado.

Otoni cobrou do presidente Bolsonaro um posicionamento sobre os presos políticos como o deputado Daniel Silveira, o ex-deputado Roberto Jefferson. O parlamentar também cobrou atitude do presidente da Câmara, Arthur Lira:

Onde estão os prisioneiros políticos do STF? Estão no mesmo lugar! O deputado federal Daniel Silveira ainda está preso! O mundo fica estarrecido que, em plena democracia o Brasil seja um país, se não o único do mundo, democrático a ter um deputado federal preso por crime de opinião. E agora nós temos que assinar o requerimento do major Victor Hugo para que esta casa tenha o brilho de votar a urgência da liberação do deputado Daniel Silveira já que seu afastamento tem que ser revogado porque foi fundamentado na lei da segurança nacional que esta casa revogou. Que esta casa reformulou! Portanto não há o porquê da manutenção da prisão do deputado Daniel Silveira! Ai eu pergunto, será que o presidente Arthur Lira vai se apequenar novamente? Presidente Arthur Lira tenha aprio com o seu currículo! Vossa Excelência pode entrar para a história como presidente da câmara que mais se apequenou, que mais se tornou pequeno diante das ditaduras da toca impostas a esta casa com a prisão do deputado Daniel Silveira e com a votação do voto impresso que foi uma ordem que veio da Suprema Corte. Uma ordem e que esta casa se submeteu a ela. Onde está e o que justifica a prisão de um presidente de partido? Doente que saiu da prisão pra fazer uma cirurgia! Mantém um homem doente preso! E o inquérito do fim do mundo, o que mudou? Senhor presidente Bolsonaro, aqui vai o desabafo de um aliado, pra que foi essa carta senhor Presidente? Pra que essa carta serviu senhor presidente? Até agora nós não vimos pra nada. Quem mandava continua mandando e quem a gente esperava que assumisse as rédeas resolveu pacificar quando o outro lado não quer paz“, concluiu o deputado.

Assista na íntegra:




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo