Explosão em mesquita deixa 7 mortos e 13 feridos no Afeganistão
Uma grande explosão atingiu uma mesquita xiita na cidade de Kandahar, no sul do Afeganistão nesta sexta-feira (15), deixando até o momento sete mortos e 13 feridos segundo autoridades e líderes locais.
A explosão aconteceu durante a oração do meio-dia de sexta-feira, dia de descanso para os muçulmanos e momento em que muitas pessoas se reúnem para rezar.
Kandahar é a segunda maior cidade do Afeganistão e fica a cerca de 500 km a sudoeste da capital Cabul. O porta-voz do Ministério do Interior do governo do Talibã, Qari Saeed Khosti, falou em “pesadas baixas”, mas não informou o número de vítimas.
Nematullah Wafa, ex-membro do conselho provincial, disse que ao menos sete corpos e 13 feridos foram retirados da mesquita após a explosão e acrescentou que o número de vítimas pode aumentar.
Um porta-voz do hospital local disse à agência de notícias France Presse que há pelo menos 16 pessoas mortas e 32 feridas. Nenhum grupo terrorista assumiu a autoria da explosão até o momento. O incidente ocorre sete dias após uma outra explosão deixar mais de 100 mortos e feridos em uma outra mesquita xiita, na cidade de Kunduz, no nordeste do país, o Estado Islâmico assumiu a responsabilidade pelo ataque suicida.