Por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF, a Polícia Federal deteve Jason Miller, ex-assessor do ex-presidente norte-americano Donald Trump, na manhã desta terça-feira (7), no Aeroporto Internacional de Brasília. A informação é do jornalista Igor Gadelha do portal Metrópoles.
O empresário foi detido na área reservada para voos particulares, no momento em que embarcava para retornar aos Estados Unidos. Miller foi encaminhado para a Polícia Federal para prestar depoimento no âmbito do inquérito 4874, dos Atos Antidemocráticos.
Miller foi detido para prestar depoimento à PF no âmbito do inquérito 4874, que apura a organização de atos antidemocráticos no Brasil. A ordem partiu do ministro Alexandre de Moraes, relator da investigação no STF.
O ex-assessor de Trump inicialmente conversou com os agentes da PF, mas depois ficou em silêncio durante a oitiva, por orientação de seus advogados.
A defesa do republicano alegou não ter acesso aos autos do inquérito que investiga Miller. Integrantes do Governo Federal e da Embaixada dos Estados Unidos foram auxiliar Miller juridicamente. Após Jason assinar um termo afirmando que não tinha nada a declarar, ele foi liberado para embarcar.
Jason Miller estava em Brasília-DF para palestrar na CPAC (Conferência de Ação Política Conservadora), um evento nacional que reúne grandes palestrantes e líderes conservadores.