O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, usou sua conta no Twitter, na última quinta-feira (23), para informar que em apenas 20 dias após o lançamento do programa Pró Trilhos, pelo Ministério da Infraestrutura, o governo federal já recebeu 14 pedidos para construção e operação de rodovias pela iniciativa privada, o esperado eram sete, comentou ele na internet.
O projeto inicial pretendia arrecadar R$ 30 bilhões em investimentos. Até o momento, foram levantados R$ 80 bilhões. Os pedidos aumentaram após o Planalto lançar no começo deste mês o programa Pró Trilhos, chamado de “Setembro Ferroviário”, pelo governo. “Todo esse investimento estava lá, parado, esperando um gesto do Estado para se viabilizar por meio da iniciativa privada. E isso é o que está acontecendo no Governo Bolsonaro”, comentou ainda o ministro.
O programa foi criado para alavancar as concessões ferroviárias no país pela iniciativa privada por meio da “autorização” do serviço e não mais exclusivamente via “licitação”.
De acordo com o Ministério da Infraestrutura, serão mais de 5,3 mil quilômetros de trilhos distribuídos pelo Brasil, com projetos nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Projetos recebidos
O governo federal recebeu o 14º pedido para construção de ferrovia sem a necessidade de leilão, a chamada autorização ferroviária. Trata-se da ferrovia “Estrada de Ferro JK”, que terá 1.108 km e ligará Brasília e Barra de São Francisco (ES). A empresa interessada é a Petrocty e a expectativa de investimento é de R$ 13,5 bilhões. Além desse investimento, a empresa se comprometeu ainda a injetar R$ 700 milhões em seis UTACs (Unidades de Transbordo e Armazenamento de Cargas) ao longo dos trilhos.
Todos os projetos recebidos de ferrovias para serem construídos por autorização até o momento:
Água Boa (MT) – Lucas do Rio Verde (MT): 557 km de extensão;
Uberlândia (MG) – Chaveslândia (MG): 235 km de extensão de ferrovia;
Estreito (MA) – Balsas (MA): 245 km de extensão;
Shortline entre Perequê (SP) – TIPLAN/Porto de Santos (SP): 8 km de extensão de ferrovia;
Maracaju (MS) – Dourados (MS): 76 km de extensão;
Guarapuava (PR) – Paranaguá (PR): 405 km de extensão de ferrovia;
Cascavel (PR) – Foz do Iguaçu (PR): 166 km de extensão;
Cascavel (PR) a Chapecó (SC): 286 km de extensão de ferrovia;
Açailândia (MA) – Alcântara (MA): 520 km de extensão;
São Mateus (ES) – Ipatinga (MG): 420 km de extensão de ferrovia;
Suape (PE) – Curral Novo (PI): 717 km de extensão;
Terminal Intermodal em Santo André: 7 km de extensão de ferrovia;
Presidente Kennedy (ES) – Conceição do Mato Dentro/Sete Lagoas (MG): 610 km de extensão;
Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek (EFJK) – de Barra de São Francisco (ES) a Brasília (DF): 1.108 km de extensão de ferrovia.