Política

Luciano Hang é aplaudido por governistas na CPI


Em entrevista à imprensa, após o depoimento na CPI da Covid hoje (29), o empresário Luciano Hang disse que vai “pensar até o último dia” sobre uma possível candidatura, mas apontou acreditar que empresários “precisam saber que não vão mudar o país sentados no sofá da nossa casa”. Hang é especulado para disputar uma vaga ao Senado por Santa Catarina. Durante a CPI, foi diversas vezes aplaudido pela base governista.

Questionado na CPI, ele disse que passou a se apresentar publicamente como dono da Havan e como ativista político para encerrar boatos de que a empresa teria outros proprietários. Bolsonaro no meio empresarial. Disse ainda ser “muito atacado” por conta de seu posicionamento político, e que as acusações apresentadas contra ele durante a reunião da CPI foram “narrativas” por parte dos membros da oposição a Bolsonaro.

O empresário foi diversas vezes confrontado pelos senadores oposicionistas com algumas de suas declarações que, na opinião dos parlamentares, indicariam um posicionamento de negacionismo em relação à pandemia de Covid-19. Os senadores destacaram gravações em que o empresário fazia defesa do tratamento precoce, criticava medidas de restrição do comércio e também sugeria haver uma supernotificação do número de óbitos pela doença no Brasil.

Hang disse não ser negacionista porque nunca duvidou da existência do vírus, e também não renegou nenhuma das declarações feitas nos vídeos. Segundo ele, as falas remetiam a contextos justificados em suas épocas. No caso da gravação em que contestava o número de mortes, por exemplo, alegou que sua desconfiança era em relação ao rigor estatístico dos dados que eram apresentados.

Sobre a morte de sua mãe, Regina Hang, que foi um dos principais assuntos em debate na CPI nas últimas semanas, o empresário disse que ela faleceu no início do ano, vítima da Covid-19, quando estava sob os cuidados da Prevent Senior, empresa investigada na CPI. Senadores da oposição afirmaram que Regina morreu tendo sido submetida ao tratamento precoce, acusaram Hang e a Prevent Senior de ocultar as informações (o caso ainda está sob investigação do Ministério Público).

O empresário negou o uso político da morte da mãe e confirmou que ela foi submetida ao tratamento precoce. Confrontado com um vídeo em que lamentava o fato de sua mãe não ter recebido tratamento preventivo contra a Covid-19, Hang disse aos senadores que “preventivo” e “precoce” atendem a diferentes conceitos.

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo