O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, nesta quarta-feira (1º), que pela primeira vez na história, um governo vai “sair gastando menos do que quando entrou”, referindo-se às despesas de 19,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do governo federal antes do início da atual gestão.
“Ano que vem a despesa deve ficar em 17,5% do PIB. Seremos o primeiro governo que vai sair gastando menos do que quando entrou”, afirmou o ministro durante evento com a ‘Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo’.
O ministro da Economia também defendeu o avanço das reformas tributária e administrativa no Congresso, além de criticar os governadores por não colocarem o que já foi aprovado em prática.
“O governo federal já encaminhou a sua parte do IVA, já se sabe que uma simplificação de impostos vai ocorrer. Vai ter um IVA federal (novo imposto sobre valor agregado), relativamente moderado, baixo. Basta governadores transformarem acordo político em realidade técnica”, afirmou Guedes.
“Já conversaram bastante, é só falarem ‘ok, tá pronto, é 12%, sei lá’. Não tem que usar governo federal como desculpa”, pontuou Guedes.
Guedes sugeriu que os Estados façam um acordo entre eles para criar um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) estadual que irá substituir o ICMS. Esse novo valor poderia ser acoplado ao IVA nacional. A reclamação do ministro é sobre os governadores não entrarem em um acordo, o que acaba ‘travando’ a aplicação da proposta.