Ministério da Saúde libera uso de doses da Janssen que chegaram congeladas ao DF
O Ministério da Saúde autorizou, neste sábado (3), o uso das 40,1 mil doses da Janssem que chegaram congeladas ao Distrito Federal. A Secretaria de Saúde suspendeu a aplicação de forma preventiva até que o ministérios e autoridades sanitárias dessem o parecer sobre a alteração da temperatura recomendada.
A Fiocruz publicou uma comunicado informando que “os produtos constantes no formulário com registro número 27 encontra-se dentro das especificações da qualidade, podendo ser utilizado, respeitando o prazo de validade, desde que não tenha havido a abertura do frasco e após o vencimento deverá ser descartado”, frisou Maria Aparecida Affonso Boller, coordenadora do Núcleo Técnico de Produtos Biológicos.
“As vacinas são produtos biológicos complexos e podem sofrer degradação durante o armazenamento de longo prazo em condições de cadeia de frio (2 a 8 ℃) e isso normalmente é aumentado em temperaturas mais altas. Consequentemente, estabelecer as características de estabilidade dos produtos é um elemento crítico da avaliação geral pela agência regulatória nacional para garantir que as vacinas licenciadas permaneçam eficazes no final de sua vida útil, quando armazenadas nas condições aprovadas”, explicou.
Segundo o Ministério da Saúde, lote informado pelo DF pode ser usado normalmente, de forma segura. “O carregamento passou por vistoria e foi aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), após a constatação de que a temperatura não influenciou a qualidade da vacina”, registrou a pasta.