Cuba tem protesto massivo contra o governo ditador e tem internet cortada em todo país
Milhares de cubanos foram às ruas da capital Havana e outras cidades do país, neste domingo (11), em protesto contra o governo. Os manifestantes pediam “liberdade” e o fima da ditadura, além de protestarem contra a pior crise econômica e sanitária que o país enfrenta.
Mais de mil pessoas se reuniram diante da forte presença de militares e policiais, que levaram muitas pessoas presas.
Grupos organizados de apoiadores do governo também estiveram presentes, que gritaram “Eu sou Fidel” ou “Canel, meu amigo, o povo está contigo”, em alusão ao presidente Miguel Díaz-Canel.
O protesto foi histórico, por ser a primeira vez que um grande grupo de cubanos vai às ruas de Havana para protestar contra o governo desde a crise econômica de 1994. O país sofre uma grave escassez de medicamentos, produtos básicos, alimentos e também atravessa a terceira e pior onda de Covid-19.
O presidente cubano Miguel Díaz-Canel chamou de “mercenários pagos pelo governo dos EUA” os organizadores dos protestos. Mais tarde, fez um pronunciamento ao vivo na televisão estatal e pediu para que seus apoiadores estejam prontos para o “combate” em resposta aos atos. Após as manifestações, o serviço de internet móvel em todo o país foi cortado, presumivelmente para impedir a divulgação de vídeos dos protestos e reduzir a capacidade de reunião dos participantes.
‘LIBERTAD!’: Pro-Democracy Protests Erupt Across Cuba, Anti-Communists Wave American Flags https://t.co/Pwz4V1jWuC
— Sean Hannity (@seanhannity) July 12, 2021
How can the US warn Cuba against police brutalizing protesters when this is how US cops treat people? pic.twitter.com/BxuWpaibec
— Left Flank Veterans (@LeftFlankVets) July 12, 2021
PHOTOS: Hundreds of vehicles snaked their way across Miami Sunday to support protesters in Cuba.
Police shut down SW 8th Street from 32nd Avenue to 37th Avenue as the crowds multiplied in front of Versailles Restaurant and Little Havana and Coral Gables. https://t.co/JeVtziNbZi pic.twitter.com/L5X1wyQ3rD
— Miami Herald (@MiamiHerald) July 12, 2021