Saúde

Anvisa propõe a suspensão das vacinas Janssen e AstraZeneca em grávidas


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou na sexta-feira (2) propondo a suspensão da aplicação das vacinas da Janssen e AstraZeneca/Oxford em grávidas. No mesmo documento a Anvisa recomenda que gestantes recebam vacinas Coronavac ou o Pfizer.

A suspensão foi feita para evitar casos de trombose e formação de coágulos sanguíneos, efeitos adversos mesmo que considerados muito raros após a vacinação com fórmulas com vetor adenoviral.

A Agência pede que seja criado um sistema para identificar casos suspeitos da reação. Os sintomas principais são falta de ar, dor no peito, inchaço ou dor nas pernas, dor abdominal persistente, dor de cabeça grave e persistente, visão turva, confusão, convulsões, manchas vermelhas no corpo, hematomas ou outras manifestações no local da injeção. Pacientes que apresentarem os sintomas devem procurar serviço médico imediatamente.

A Anvisa ainda reforça a importância da vacinação e que os imunizantes citados são seguros e devem ser aplicados na população em geral. “A Anvisa reforça a relação benefício-risco favorável das vacinas contra Covid-19 autorizadas para uso no país, sendo essencial a continuidade da imunização da população”, diz o documento.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo