GDF planeja aplicar 186 mil segundas doses de vacina contra COVID-19 em julho
A Secretaria de Saúde do DF espera aplicar 186 mil segundas doses de vacinas contra COVID-19 no próximo mês. Para junho a expectativa é de que sejam aplicadas 28 mil. Até o momento, 12 mil pessoas receberam a segunda dose desde 1 de junho. Somente ontem (14), 25.550 pessoas receberam a primeira dose dos imunizantes e 238 receberam a segunda dose. Totalizando 782 mil primeiras doses foram aplicadas e 327 mil reforços desde o início da campanha de vacinação em janeiro.
O secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, afirmou, durante coletiva realizada ontem no Palácio do Buriti, que a meta do GDF é vacinar todas as pessoas residentes na capital federal. Para isso, ele afirmou que o governo não usará as doses armazenadas para a segunda dose como primeira.
Rocha também informou que o GDF estuda a possibilidade de levar as vacinas à população de baixa renda sem a necessidade de um agendamento prévio. Uma força-tarefa será criada em parceria com os conselhos de saúde e administrações de algumas regiões, para avaliarem a melhor forma de informar as pessoas que não têm acesso pleno às informações veiculadas na internet e em outros meios digitais.
O governo ainda descartou a realização de uma busca ativa dessa população. “Não faremos busca diretamente nas residências. Trabalharemos com informações”, explicou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto. Os gestores, porém, não anteciparam quais seriam as regiões atendidas pela operação nem quando a operação deve começar.