Aluno deixa bomba em banheiro de universidade no DF
Policiais da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri) cumpriram mandados de busca em duas residências de um aluno da Universidade Paulista (Unip), na manhã desta quarta-feira.
No dia 23 de abril, um artefato explosivo foi encontrado no banheiro masculino da faculdade, no prédio do curso de Fisioterapia. O Bope foi acionado e neutralizou o explosivo. Os destroços da bomba foram periciados pelos Peritos Criminais do Instituto de Criminalística (IC) da PCDF. Segundo o laudo, se tratava de um “artefato explosivo contendo dispositivo de iniciação (pavio pirotécnico) e material explosivo (pólvora confinada), sendo, portanto, considerado eficiente e apto para produzir uma explosão e seus efeitos associados”.
A bomba era um risco à integridade física e patrimonial da faculdade pois sua explosão produziria fragmentos de objetos próximos, projeção de material com potencial lesivo e ondas de pressão, calor e de choque, entre outros efeitos danosos, ou seja, a explosão teria efeitos semelhantes aos de uma dinamite.
Segundo a Divisão de Repressão a Roubos e Furtos (DRF/Corpatri), o artefato foi deixado no banheiro para impedir a realização de uma avaliação prática do curso de fisioterapia, que aconteceria no período vespertino. O aluno faria a prova e deixou a bomba no banheiro para impedir a realização desta.