Primeiro parque 100% inclusivo do país é de Brasília
O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou, ontem (24), o primeiro parque totalmente inclusivo do país: o Parque Ecológico do Lago Norte. Estima-se que todas as obras de adaptação e acessibilidade beneficiem cerca de 220 mil pessoas com deficiência moradoras do Distrito Federal.
O novo espaço foi concebido após um acordo de cooperação entre o Instituto Brasília Ambiental, a Unidade Nacional de Acessibilidade (UNA) e a Associação de Paracanoagem de Brasília, com o apoio da Secretaria de Turismo, da Secretaria de Esporte e Lazer e da Embratur.
De cara nova, o parque agora conta com rampas e sinalização em braile para beneficiar pessoas com deficiência que poderão ampliar suas experiências motoras, cognitivas e sensoriais. Localizado às margens do Lago Paranoá, a unidade de conservação também vai disponibilizar atividades como paracanoagem, stand up paddle, tiro com arco, tênis de mesa, yoga, meditação, terapia em grupo e uma horta comunitária.
Ontem (24) foi entregue a primeira etapa da obra e a expectativa é que tudo esteja concluído até o fim deste ano.
Foram investidos cerca de R$ 3 milhões e inclui adaptação de banheiros, rampas de locomoção e ampliação dos espaços.
“Esse presente é para todas as pessoas do Distrito Federal. Temos o Projeto Mãos na Roda, que são 50 vans acessíveis que vão buscar as pessoas e trazer ao Parque para fazer esporte, ter acesso ao lazer. Esse é um olhar atencioso para a nossa população”, comentou o secretário de Economia, André Clemente, presente à inauguração.
O secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho, reforçou todo o esforço do GDF na recuperação dos parques espalhados pela capital. “Os parques são fundamentais para o lazer da população. Nossa política é recuperar os parques de uso do Distrito Federal. Este é o 16º parque recuperado que vamos entregar aos moradores da cidade”, lembrou.
“Faremos dessa experiência um laboratório e que poderá ser levada a outros parques do DF. É inadmissível que haja obstáculos que impeçam as pessoas de usufruírem dessas áreas de lazer”, pontuou o presidente do Brasília Ambiental, Cláudio Trinchão, também presente à inauguração.