MundoNotícias

O “cessar-fogo” entre Israel e Hamas pode acabar a qualquer momento


Israel e o grupo terrorista Hamas concordaram com um “cessar-fogo” temporário na Faixa de Gaza com início nesta sexta-feira (21). A trégua, amplamente divulgada pela grande imprensa, encerraria o conflito mais intenso entre os eles nos últimos sete anos e foi proposta pelo Egito com a intensão de ser “mútuo e incondicional”.

Desde que o cessar-fogo foi anunciado para entrar em vigor às 2 da manhã de hoje, a Jihad Islâmica é a única organização que conduz disparos contra os assentamentos do Envelope de Gaza.

Logo após o cessar-fogo, o Hamas e a Jihad Islâmica começaram a busca e resgate de sobreviventes e corpos de seus operativos que foram soterrados pelos bombardeios israelenses. Até o momento, os corpos de 9 terroristas (foto) foram recuperados. De acordo com fontes de Gaza, parte dos terroristas do Hamas encontrados no túnel de Al-Khafari foram retirados logo abaixo da cerca da fronteira Faixa de Gaza-Israel, na área de Khan Yunis. Possivelmente estavam a caminho de efetuar ataques em solo israelense.

Segundo o YouTuber Gabriel Ben Noach, do canal Bate Papo com B’nei Noach, que faz uma excelente cobertura em seu canal com importantes informações direto da fonte, nesta madrugada, exatamente 10 minutos após o início do cessar-fogo, uma equipe de terroristas tentou disparar mísseis contra Israel, mas foram presos pelo Hamas.

Há pouco mais de duas horas, informantes do Hamas relataram um flare aceso (sinais de disparos) em uma região próxima à Jabaliya, na Faixa de Gaza

O cessar-fogo, ao que tudo indica, pode acabar a qualquer momento já que a Jihad Islâmica continua a disparar contra Gaza, o que deixa Israel em uma situação de desvantagem, caso o IDF perceba algum movimento estratégico, poderá retomar com força total.

O porta-voz das Forças de Defesa de Israel fez um resumo das últimas operações:

• Mais de 100 km de instalações subterrâneas defensivas, que é uma capacidade estratégica para o Hamas foram destruídos.
• Cinco membros seniores de brigadas e seus homólogos do Hamas e da Jihad Islâmica foram neutralizados.
• Cerca de 20 altos funcionários e trabalhadores da construção civil do Hamas e da Jihad Islâmica foram neutralizados.
200 agentes terroristas – neutralizados.
• Cerca de 340 ataques às capacidades de disparo de mísseis em pista.
• Cerca de 230 ataques às capacidades de lançamento de foguete terra-terra.
• Cerca de 70 ataques a lançadores de foguetes de vários calibres.
• Cerca de 35 ataques a lançadores de morteiros.
• Grave comprometimento da capacidade de produção e intensificação (operativos de pesquisa e desenvolvimento, workshops, centros de desenvolvimento).
• Ataque às estruturas do regime – 10 escritórios de governo do Hamas, 11 de segurança interna, 5 bancos que administravam fundos terroristas.
• Ataque à infraestrutura terrorista – dezenas de campos e postos avançados, dezenas de salas de comando e 9 prédios altos que serviam de infraestrutura para atividades terroristas.
• Neutralização da maioria dos ataques inimigos – contra-ataques, dezenas de rotas de túneis ofensivos, dezenas de alvos antitanque, 7 ameaças aéreas e 2 ameaças navais.
• Defesa aérea – interceptação de cerca de 90% dos foguetes disparados contra Israel.

 

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo