Brasília sediará os Jogos Universitários Brasileiros em outubro
A maior competição universitária da América Latina foi lançada nesta quinta-feira (27), no Palácio do Buriti, na presença de atletas nacionais e brasilienses, além de autoridades federais e distritais. A 68ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) está marcada para o período entre 10 e 18 de outubro, em Brasília, com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), respeitando todos os protocolos sanitários devido ao período de pandemia.
Ex-atletas medalhistas olímpicos conhecidos no cenário nacional, como Maurren Maggi, Daiane do Santos e Felipe Wu, participaram do evento como embaixadores do JUBs 2021.
“Brasília será a capital do esporte. O esporte é educação, pois tira as pessoas do mau caminho” afirmou Paco Britto, vice-governador do DF, durante a cerimônia.
São mais de 16 mil bolsas de estudo entregues aos universitários, dentre as quase 900 instituições de ensino superior do país que participarão dos jogos. Serão 25 modalidades esportivas, incluindo o paradesporto e jogos eletrônicos.
Nas presenças do ministro da Cidadania, João Roma, e do vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, representando o governador Ibaneis Rocha, os embaixadores foram unânimes ao pedir apoio ao esporte e à educação no país. Paco Britto falou sobre a magnitude do evento, que movimenta o turismo, a rede hoteleira, o setor de alimentação e a economia em geral. “Por orientação e determinação do nosso maestro Ibaneis, Brasília será a capital do esporte. O esporte é educação, pois tira as pessoas do mau caminho”, disse, reforçando ainda que “faz girar a economia”.
As modalidades convencionais estão divididas em atletismo, badminton, basquetebol, futsal, handebol, judô, caratê, wrestling, natação, taekwondo, tênis de quadra, tênis de mesa, voleibol e xadrez. Destaque para a competição acadêmica, que avalia a produção de conteúdo científico dos alunos. No paradesporto são atletismo, badminton, natação e tênis de mesa. E algumas franquias de esportes completam a lista: Free Fire, League of Legends, Fifa 2021, CS GO, Clash Royale e Poker.
Para o ministro João Roma, o espírito olímpico permite muitos valores, como a solidariedade, a superação e a cooperação. “É tudo isso que precisamos abraçar diante do enfrentamento à pandemia”, lembrando que faltam menos de dois meses para a Olímpiada de Tóquio, no Japão.
Haverá testes para detecção do novo coronavírus, distribuição de álcool gel e máscaras de proteção, além de aferição de temperatura e da obrigatoriedade de manter o distanciamento social. Todas as partidas serão realizadas sem a presença de público, com transmissão virtual.
O objetivo geral do evento foi lançar Brasília como sede dos Jogos Universitários Brasileiros, trazendo inspiração para as crianças e jovens e um estímulo aos jovens atletas universitários de todo o Brasil.
Desde 2018, todas as competições do calendário CBDU recebem o nome de JUBs, que, juntas, formam a temporada anual. O evento está planejado para ocorrer, em Brasília, entre os dias 10 e 18 de outubro. A última vez que o DF recebeu este evento, que tem nove dias de competição, foi em 2006.
Durante os 80 anos da CBDU, grandes nomes do esporte deixaram sua marca, como Bernardinho, Daniele Hypólito, Fernando Scherer e Arthur Zanetti, entre outros. A CBDU busca trabalhar em parceria com as 27 Federações Universitárias Estaduais (FUEs).