Ataque hacker deixa 17 estados em alerta nos EUA
O governo norte americano declarou estado de emergência em 17 estados e no Distrito Federal do país no domingo (09/05) após um ataque hacker à maior rede de gasodutos do país, o que ocasionou uma paralisação do fluxo de combustível.
Hackers desconectaram completamente a rede e roubaram 100 GB de informações da empresa Colonial Pipeline. A empresa é responsável pelo transporte de mais 2,5 milhões de barris de óleo por dia, o correspondente à 45% do abastecimento de diesel, gasolina e querosene de aviação da costa leste dos EUA.
A provável consequência é uma alta de combustíveis de 2% a 3% nesta segunda-feira, porém o impacto será ainda pior se o oleoduto continuar paralisado por muito mais tempo.
O governo de Joe Biden trabalhou durante toda a noite de domingo para restabelecer o serviço mas não obteve sucesso, o que resultou na decisão de decretar o estado de emergência para facilitar o transporte de combustível por outros meios, principalmente rodoviários.
“Esta emergência é uma resposta ao fechamento inesperado do sistema de dutos da Colonial devido a problemas de rede que afetam o fornecimento de gasolina, diesel, querosene de aviação e outros produtos petrolíferos refinados nos Estados afetados”, declarou o Departamento de Transportes, em nota oficial.
Este estado de emergência abrange 17 Estados do país e suspende as restrições de horário para o transporte rodoviário de combustíveis.