“Por que não estão vacinando?” questiona Arthur Lira a governadores e prefeitos
Durante a primeira reunião do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da COVID-19, O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, cobrou e questionou governadores e prefeitos sobre os números da vacinação.
O ministério da Saúde já distribuiu 34 milhões de doses, mas no sistema de informação oficial constam apenas 18 milhões de doses aplicadas.
“Eu não acredito, não acho que seja possível, que nenhum governador e prefeito não estejam vacinando. Eu não acredito em hipótese alguma que há algum tipo de má vontade ou má-fé nisso. Pelo contrário, é o atabalhoamento dessa crise ou a burocracia de informação por parte de governos estaduais e municipais sobre o retorno dessa vacinas que foram enviadas”, afirmou Lira.
O questionamento do presidente da Câmara sobre os dados são importantes para a avaliação nacional da cobertura vacinal e para o planejamento das ações de abastecimento dos estoques locais.
Lira também informou que começa hoje na Câmara a discussão de um projeto para autorizar a iniciativa privada a adquirir vacinas.
“Não há conflito de interesses, o Ministério da Saúde já tem contratualizado mais de 500 milhões de doses. A iniciativa privada, nesse momento, talvez possa ter mais agilidade por outros caminhos que possam trazer outras vacina para o Brasil. E qualquer brasileiro vacinado é um a menos na estatística que pode correr risco de contrair o vírus”, argumentou o presidente da Câmara.