Sérgio Moro sai em defesa de Fachin
Após dias sem se manifestar a respeito das atitudes recentes do STF, o ex-ministro Sérgio Moro usou suas redes sociais para sair em defesa dos ataques sofridos pelo ministro Edson Fachin.
O decano anulou todas as condenações do ex-presidente Lula no âmbito da operação Lava Jato, condenações estas que foram sentenciadas pelo então juiz federal , Sérgio Moro. Ao criticar a reação da população contra Fachin e dar razão ao decano, Moro entra em contradição com relação à sua sentença de 9 anos e 6 meses aplicada ao ex-presidente.
A suspeição do ex-juiz está sendo discutida na Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal. Até o momento, o único voto certo em seu favor parece ser o de Fachin. Na sessão de terça-feira (9), quando o julgamento sobre a conduta de Moro foi retomado, até mesmo a ministra Cármen Lúcia deu sinais de que pode mudar o posicionamento e votar para declarar a suspeição na ação do triplex do Guarujá, que condenou Lula. Fachin ainda tentou impedir a análise dos recursos do ex-presidente pois queria considerar a discussão sobre a conduta de Moro já encerrada em razão da decisão proferida por ele para anular todas as condenações do petista na Lava Jato. Ao ver o clima desfavorável na Segunda Turma, chegou a pedir, sem sucesso, o adiamento do caso.
Que trágico o seu fim!
— Carlos Jordy (@carlosjordy) March 12, 2021