Moro despenca em pesquisa pelo trabalho realizado na Lava Jato
A Datafolha divulgou nesta segunda-feira (22), uma pesquisa na qual mostra que somente 45% dos brasileiros ainda aprovam o trabalho do ex-juiz Sergio Moro na Operação Lava Jato. Quando essa pesquisa foi feita pela primeira vez, em 2016, no em que a Lava Jato revelou esquemas de corrupção envolvendo o Partido dos Trabalhadores (PT) e a Petrobras, o índice era de 65% de aprovação. Sendo assim, a aprovação do trabalho de Moro despencou cerca de 20 pontos percentuais desde 2016, ano em que a Lava Jato revelou esquemas de corrupção envolvendo o Partido dos Trabalhadores (PT) e a Petrobras. Neste mesmo ano a polarização política ficou mais evidente com manifestações e movimentos anti-petismo ganharam força. Foi o ano do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
A popularidade de Moro cresceu em 2018, quando decretou a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e chegou ao seu ápice quando foi escolhido como ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Jair Bolsonaro. Porém, o desempenho do ex-juiz como ministro decepcionou, fragilizando sua popularidade.
O cenário atual da pesquisa é resultado da insatisfação motivada pela decisão do ministro Edson Fachin, do STF, de anular todas as condenações de Lula no âmbito da operação Lava Jato, seguida do pedido da defesa do ex-presidente Lula sobre a suspeição de Sergio Moro sem sua condenação tendo agido com parcialidade e motivação política.
Segundo a pesquisa, a rejeição ao então juiz variou entre 11% e 13%. Em publicação realizada pelo jornal Folha de S.Paulo, 2.023 pessoas foram ouvidas pelo instituto entre os dias 15 e 16 de março. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.