Marco Aurélio chama Fux de autoritário e Moraes de xerife
Durante sessão no Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira (11), o ministro Marco Aurélio, entrou em embate com colegas. O decano sugeriu julgar o relaxamento da prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-SP), preso desde 16 de fevereiro por publicar vídeo nas redes sociais em que “ofende” integrantes do Supremo.
Mello apresentou questão de ordem para substituir a prisão preventiva de Daniel Silveira por uma medida cautelar diferente da prisão. Contudo, o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, não inseriu o processo para análise dos magistrados.
Marco Aurélio solicitou ao presidente do Supremo, Luiz Fux, para que colocasse o processo em pauta, porém o pedido negado.
“Eu já disse que vossa excelência é autoritário. Não submete as decisões ao colegiado. Se o tribunal entende que não é oportuno o exame (da proposta), fico vencido na questão de ordem que suscitei. Agora, não posso silenciar e ser colocado numa camisa de força a essa altura da vida. Não aceito mordaça!” afirmou o decano.
“Com todo o respeito que eu tenho ao ministro Marco Aurélio, se assim for, amanhã eu trago uma lista de processos em que eu queira me manifestar e peço para vossa excelência (Fux) apregoar, mesmo o relator não trazendo o processo. Isso é um desrespeito ao relator”, defendeu Moraes.
“Longe de mim desrespeitar o relator, ainda mais se o relator é um xerife[…]”, retrucou Marco Aurélio.