Danilo Gentili sugere surra em deputados, e Câmara pede prisão do apresentador
O deputado federal Luis Tibé (Avante-MG) pediu a prisão de Danilo Gentili após o apresentador do The Noite sugerir que a população invadisse a Câmara e desse uma surra nos deputados. A ação do procurador parlamentar foi apresentada ao STF (Supremo Tribunal Federal) pelos advogados Diana Segatto e Thiago Elizio Lima em 27 de fevereiro.
“Eu só acreditaria que esse País tem jeito se a população entrasse agora na câmara e socasse todo deputado que está nesse momento discutindo PEC de imunidade parlamentar”, escreveu Danilo Gentili em seu perfil no Twitter. A publicação depois foi apagada.
A ação está nas mãos de Alexandre de Moraes, que foi o responsável por determinar a prisão de Daniel Silveira. Existe a possibilidade de ele encaminhar o caso para a Procuradoria-Geral da República, arquivar ou pedir que a ação seja enviado à primeira instância, pois Gentili não tem imunidade parlamentar para ser julgado pela corte.
Ontem (1º), sem citar se já tinha sido notificado sobre o processo, o humorista confirmou que foi alvo de críticas de deputados, mas deu a entender que concordou com as reclamações dizendo que elas foram justas.
Eu fiz um tuíte que foi alvo de justas críticas por alguns deputados. Quem me segue sabe que sempre defendi as instituições. Aliás, minha briga com bolsonaristas foi justamente pelo fato de eu ser contrário aos pedidos criminosos de fechamento do STF e do Congresso.
— Danilo Gentili (@DaniloGentili) March 1, 2021
A Câmara dos Deputados confirmou a existência do processo contra o apresentador, mas disse que ainda não há novas informações e ainda reiterou que existe a chance de a ação estar correndo em segredo de Justiça.