65 senadores assinam moção internacional para pedir vacinas para o Brasil
Sessenta e cinco senadores assinaram, nesta segunda-feira, 22, uma moção de apelo internacional pedindo ajuda a outros países na compra de vacinas contra a COVID-19 para o Brasil. O documento deve ser votado no plenário amanhã, dia 23.
De acordo com a presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Kátia Abreu (PP-TO), o Brasil precisa com extrema urgência de 100 milhões de doses de imunizantes, para que um terço da população seja imunizada e a velocidade de contaminação diminua.
Se for aprovada pelo plenário, a moção será encaminhada a todos os países do G20, organismos da Organização das Nações Unidas, para a OCDE, parlamentos de outros países, embaixadas e empresas produtoras de vacinas.
Em relatório, Kátia Abreu menciona publicação da revista digital Science Magazine, segundo a qual 11 países compraram vacinas em número muito maior ao de habitantes e defende que parte desse montante poderia ser cedida para o Brasil.
Na sexta-feira 19, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, enviou uma carta à vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, solicitando autorização para que o Brasil compre vacinas estocadas pelos EUA e sem previsão de uso na América do Norte.