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Papo de Maquiadora: Como criar seu portfólio


O portfólio é principal “ferramenta” para que as pessoas conheçam o trabalho de um profissional da maquiagem, ele ajuda clientes e empresas a criar identificação com seu estilo e contratar seus serviços. Por esse motivo o conteúdo precisa ser diversificado e apresentar toda a capacidade do profissional.

Montar um bom portfólio requer alguns cuidados, pois as aptidões e traços precisam ser mostrados, assim como a capacidade em desenvolver diversos tipos de maquiagens, de acordo com o segmento que deseja atender.

Se prepare

É preciso preparação, pois este material mostrará a sua capacidade e o seu “estilo” de maquiagem para clientes em potencial. Antes de começar a sua vida de maquiador, é preciso se capacitar, o ideal é buscar um curso de maquiagem profissional, assim você pode conhecer novas técnicas e aperfeiçoar o trabalho para poder criar um portfólio de maquiador incrível.

Outro ponto importante é buscar referências. Tenha sempre uma pasta no celular/computador/tablet com fotos de trabalhos de outros maquiadores com quem você se identifica, influenciadoras, atrizes, cantoras, e tente reproduzi-las. No começo será difícil mas com a prática constante e bom material, rapidamente conseguirá fazer produções no mesmo nível das referências a até melhores.

Foco na qualidade

É preciso ter uma atenção especial à fotos utilizadas para montar o portfólio. Essas imagens precisam ter alta definição e boa iluminação para que seja possível visualizar todos os detalhes da make.

Procure fazer fotos em diferentes ambientes, luz natural e artificial, isso vai ajudar a mostrar as possibilidades do trabalho. Faça fotos mais aproximadas também, assim será possível trazer os detalhes da maquiagem. Pratique bastante!

Sempre observe o ambiente da sua foto, prefira fundos neutros, sem pessoas passando, sem muitos objetos, preferencialmente uma parede de cor clara e com boa iluminação! Nada pode tirar o foco da sua maquiagem então peça à modelo que use roupa preta ou branca, caso não seja possível coloque um hobby nela. O importante é fotografar bem o seu trabalho!

Caso não tenha acesso à um celular com uma boa câmera ou uma câmera profissional, faça parceria com fotógrafos! Assim ambos se beneficiarão com bom conteúdo. Um portfólio com fotos boas é o seu melhor cartão de visitas. É o que abre as portas para você no mercado!

Diversifique

Diversidade é a regra de um bom portfólio. Vários estilos, cores e efeitos para mostrar todo o seu potencial devem ser feitos e fotografados para o portfólio.

Faça com que olhar o seu portfólio de maquiador seja uma forma de viajar pelas possibilidades do seu trabalho. Busque sempre trazer mais de uma opção em cada um dos estilos que fará parte do material.

Busque por várias tonalidades de pele, vários formatos de rosto, várias idades. Convide pessoas diferentes para serem fotografadas e nesse ponto a timidez precisa ser deixada de lado! Eu, particularmente, adoro buscar “modelos” no Instagram, sempre mando uma mensagem explicando meu trabalho e na grande maioria das vezes a resposta é positiva. Essas modelos não são de fato profissionais, a grande maioria são mulheres comuns pois é preciso gerar identificação com suas futuras clientes e seu trabalho. O ideal é ter fotos de no mínimo uns 10 trabalhos recentes e publicar aos poucos mesclando esses trabalhos.

Portfólio de maquiador nas Redes Sociais

Atualmente é praticamente impossível ter um portfólio completo sem estar presente nas redes sociais. As mídias acabam se tornando um meio no qual as pessoas conhecem e buscam mais informações sobre tudo, inclusive sobre maquiadores indo desde dicas até inspirações para maquiagens.

As pessoas podem encontrar a página por meio de #hashtags, localização e, principalmente, indicação de outras pessoas, portanto, é preciso atenção ao que se publica.

É preciso atualizar os conteúdos com frequência e nunca deixe de responder às mensagens e comentários.

 

Meios de contato

Um ponto importante que não pode ficar de fora do portfólio são os contatos do profissional. Além de telefone e e-mail, é preciso colocar as identificações das redes sociais. Isso ajudará as pessoas a terem uma visão geral sobre o seu trabalho, ver o feedback de outras pessoas e poder acompanhar novos conteúdos.

Se o portfólio previsa se espalhar, quase viralizar e quando alguém encaminhar como indicação, é preciso dar à cliente todas as informações sobre o trabalho e os contatos do profissional.

Se prepare, arrase nas produções e monte um portfólio que conquiste clientes. Faça combinações, muitas fotos, divulgue e exponha o seu trabalho para estilistas, fotógrafos, formandas, lojas. O seu material precisa ser competitivo e um grande diferencial no mercado!




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