OMS visita instituto de virologia em Wuhan
Investigadores da Organização Mundial de Saúde (OMS) visitam nesta quarta-feira (3) o Instituto de Virologia de Wuhan. A visita faz parte de uma missão de coleta de dados que busca entender como o novo coronavírus surgiu e se disseminou.
Um dos principais laboratórios de pesquisa de vírus da China, o instituto construiu um arquivo de informações genéticas sobre coronavírus em morcegos após o surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 2003. Esse levantamento levou às alegações de que o centro poderia estar ligado ao surto original de Covid-19 em Wuhan, iniciado no final de 2019, tais alegações não foram comprovadas mas também não estão descartadas.
A China negou veementemente a possibilidade e insinuou que o vírus pode ter se originado em outro lugar ou ter vindo do exterior através da importação de frutos do mar congelados, uma hipótese rejeitada por cientistas e agências internacionais.
A vice-diretora do instituto é Shi Zhengli se empenhou em derrubar as teorias defendidas pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump, de que o vírus seria uma arma biológica ou um “vazamento de laboratório” do instituto.