Manifestantes invadem o Congresso dos Estados Unidos
Confusão dentro e fora do plenário. Assim pode ser definido o que ocorre com o Congresso dos Estados nesta quarta-feira, 6, dia em que deveria ser confirmado o resultado do Colégio Eleitoral, no qual o democrata Joe Biden superou o republicano Donald Trump. No entanto, a sessão foi suspensa. Isso por causa de parlamentares e manifestantes presentes na capital Washington, informa a revista Oeste.
Num primeiro momento, a expectativa era a de que a sessão no Congresso apenas demorasse um pouco mais para ser concluída, pois um grupo composto por senadores e deputados do Partido Republicano contestou o resultado do Colégio Eleitoral do Alabama — primeiro Estado norte-americano que teria selado o resultado final da disputa presidencial realizada em novembro.
Posteriormente, a confusão deixou a discussão entre parlamentares. Então do lado de fora do capitólio, centenas de manifestantes romperam a grade de proteção e invadiram a sede do Poder Legislativo dos Estados Unidos. Informações de veículos de comunicação norte-americanos dão conta de que, com a invasão, congressistas começaram a deixar o local. Imagens mostram policiais armados diante de manifestantes nas escadarias do capitólio. Alguns dos invasores carregam bandeiras em prol de Trump.
Assunto mundial
Para além de Washington, a invasão do Congresso dos Estados Unidos ganhou o mundo. Tornou-se notícia e passou a movimentar as redes sociais. Pelo Twitter, por exemplo, o termo “capitol“ aparece na lista de assuntos mais comentados entre internautas de todo o planeta. Pela plataforma, usuários divulgam fotos e vídeos da invasão.
BREAKING: @GStephanopoulos: “What you’re seeing is something we’ve never seen before in the United States of America: the Capitol under siege.” https://t.co/EzJJ0RHR7N pic.twitter.com/hbB16Fxxr2
— ABC News (@ABC) January 6, 2021