Trump demite secretário de Defesa
O presidente Donald Trump anunciou no início da tarde de segunda-feira (9) que demitiu o Secretário de Defesa Mark Esper. No lugar, como interino, será nomeado Christopher C. Miller, diretor do Centro Nacional de Contraterrorismo.
“Tenho o prazer de anunciar que Christopher C. Miller, o diretor altamente respeitado do Centro Nacional de Contraterrorismo (confirmado por unanimidade pelo Senado), será o Secretário de Defesa Interino, com efeito imediato Chris fará um ótimo trabalho! Mark Esper foi desligado. Eu gostaria de agradecê-lo por seu serviço.”
O presidente não explicitou o motivo da demissão, mas em junho o então secretário foi contra a ideia do presidente de invocar o Insurrection Act” (Lei de Insurreição), o que permitiria o governo federal mover tropas militares para as cidades vítimas de ataques violentos promovidos pelos movimentos de extrema esquerda Antifa e Black Lives Matter.
Na ocasião, Esper considerou que os EUA não viviam uma situação urgente que necessitasse do emprego desse dispositivo.
“Eu digo isso não apenas como secretário de Defesa, mas também como ex-soldado e ex-membro da Guarda Nacional, a opção de usar forças da ativa em funções de policiamento deve ser usada apenas como último recurso, e apenas nas situações mais urgentes e terríveis. Não estamos em uma dessas situações agora “, disse Esper.
“Eu não apóio invocar a Lei da Insurreição”, acrescentou Esper, na ocasião.