Notícias

Justiça eleitoral manda suspender pesquisa em cariacica


Justiça manda suspender pesquisa que pode influenciar de forma equivocada a decisão do eleitorado do município de Cariacica, localizado na região da Grande Vitória e que tem históricas disputas eleitorais, considerada com bastidores políticos mais movimentados do Estado do Espírito Santo.

Por considerar ato usual e vulgar a potencial capacidade de indução ou influência das pesquisas na decisão do eleitor, a decisão do juiz Dr. Adriano Correa de Melo da 34ª Zona Eleitoral de Cariacica, atinge Civita Inteligência Governamental EIRELLI e Folha do ES (M.S. Passos Comunicação).

O processo nº 0600669-70.2020.6.08.0034 correu sem segredo de justiça contra a divulgação dos resultados da pesquisa Versatec Folha do ES, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número ES-03944/2020, que apontou liderança do candidato a prefeito Euclério Sampaio (DEM) com diferença superior a dez pontos do segundo colocado e ainda outras graves falhas na metodologia aplicada pelos responsáveis.

Procurado pela nossa reportagem, o autor da denúncia Sérgio de Assis Lopes, conhecido como Subtenente Assis – um dos quatorze candidatos que postulam o cargo na prefeitura, foi direto em seu posicionamento.

“Devo agir com transparência e impedir que as pessoas da nossa cidade possam vir a ser influenciadas maldosamente por gente que não tem comprometimento com Cariacica e muito menos vivem pelo coletivo. Chega! Não aceitaremos fraudes nas eleições agora é outro tempo”, pontuou.

De acordo com a decisão, não teria sido utilizada a relação de todos os candidatos ao cargo de Prefeito, mas apenas sete deles, em afronta ao disposto no art. 3º, da Resolução TSE nº 23.600/2019. Este foi um dos quatro argumentos fundamentaram a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito, expedida em 30 de outubro, que intimou os requeridos com urgência e determinou a suspensão da veiculação da pesquisa eleitoral, até que as irregularidades sejam reparadas pelos dados necessários para realização




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo