Economia

ALERTA: Varejistas aumentam preços e eletrônicos encarecem antes da Black Friday


É preciso tomar cuidado na hora de clicar em comprar durante a Black Friday. Isso porque muitas empresas estão aumentando o preço de seus produtos nas semanas anteriores ao grande dia de descontos (27 de novembro). Aquela oferta pela metade do preço pode não estar tão barata assim. Isso é o que mostra uma pesquisa do site Vigia do Preço.

A empresa montou listas que apontam quais as lojas mais reduziram seus preços e quais mais encareceram o valor de seus produtos nas semanas que antecedem à Black Friday. A Asus, por exemplo mudou o preço de 222 produtos em seu site, 71% deles teve um aumento no preço nos últimos 30 dias. A JBL mudou o valor de 620 itens, 59% deles para cima.

Entre as varejistas mais conhecidas e fortes no mercado brasileiro, a Polishop lidera com 1.167 variações de preço, metade sofreu aumento. A Americanas mudou o preço de 13,6 milhões de produtos, 41,3% dos itens ficaram mais caros. É quase o mesmo percentual da Magazine Luiza, mas com 162 mil alterações de valor.

Em uma pesquisa realizada pela EXAME usando o site comparador de preços Zoom, que conta com uma ferramenta que permite observar o preço cobrado por determinado produto em um período entre 40 dias e 6 meses, foram encontrados diversos eletrônicos que já estiveram mais baratos semanas atrás, mas que sofreram uma alta abrupta no preço com a proximidade da Black Friday.

É importante lembrar que os preços citados nesta reportagem são referentes ao valor praticado pelas varejistas em suas lojas online. As fabricantes dos produtos não têm qualquer controle em relação ao valor no qual seus produtos são vendidos por estas empresas. Os preços podem sofrer variação de acordo com a data em que esta reportagem for acessada.

Por outro lado, vale destacar, também, que o preço cobrado pelas próprias fabricantes em suas lojas oficiais, às vezes, é maior do que o cobrado pelas varejistas. Outro ponto importante é que a Zoom não identifica quais lojas estavam com preços mais baixos no passado. É impossível saber se um mesmo produto aumentou de preço em determinada loja ou se ele esteve mais barato no concorrente.

 




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo