Mulher

Se desafie: faça um Intercambio!! Parte III


Hoje finalizamos uma sequência de matérias em que falei sobre a minha experiência de intercambista. Foi algo incrível que eu vou ser eternamente grata, não só pelos lugares e pessoas que conheci, mas pela nova pessoa que me tornei. Como eu disse nos anteriormente, enfrentei diversos desafios ao longo do meu ano de aupair e eles foram fundamentais para o meu desenvolvimento. É o que eu sempre digo “o que não te desafia, não te transforma” e com toda certeza, eu voltei pro Brasil transformada.

Algo que tenho aprendido ao estudar orientação de carreira é que para você ser um profissional de sucesso, antes, você precisa ser uma pessoa de sucesso. Isso significa desenvolver hábitos que te levem a uma evolução constante. Pessoas que evitam desafios e têm grande resistência a mudanças provavelmente terão dificuldades para se desenvolverem e aprimorarem em qualquer área da vida.

Durante o meu ano de aupair, eu fiquei cansada da minha rotina, meu cognitivo gritava socorro. Minha rotina era basicamente cuidar das crianças e viajar e pra mim isso soava como “férias eternas”. Eu sentia falta de estudar, de aprender coisas novas através do meu esforço e não só com as situações cotidianas. É claro que o trabalho com as crianças era muito cansativo e todos os dias eu aprendia coisas novas, principalmente sobre inglês e cultura americana, mas eu tinha sede de desafios maiores. Eis que eu tive a ideia de criar um projeto de consultoria para futuras aupairs. Li vários artigos, me preparei e criei um documento com base científica para ajudar as meninas no processo de entrevistas. É muito comum que reprovem nessas etapas por insegurança e ansiedade. Decidi ajudá-las e aproveitar a oportunidade para colocar meu cérebro para funcionar.

Em meio a isso, uma das meninas a quem prestei consultoria me pediu aulas de inglês. Eu resisti e disse que eu não era boa nisso, que eu não tinha uma metodologia. Ela insistiu até que aceitei o desafio e ela foi a minha primeira aluna de muitas. Tudo que eu fazia referente à vida de aupair eu postava no instagram, meu perfil crescia cada vez mais. E com as aulas não foi diferente. Enxerguei ali uma oportunidade de trabalhar minha inteligência intelectual e de fazer uma renda extra no Brasil, assim, quando eu voltasse, eu não precisaria me desesperar a procura de um emprego. Essa foi uma das melhores coisas que fiz para o meu crescimento profissional e vocês entenderão o porquê.

Quando eu voltei pro Brasil, iniciei minha pós graduação, continuei dando aulas de inglês online e comecei a trabalhar em um colégio bilíngue como professora auxiliar. Dei entrada no meu CRP e a ideia era trabalhar meio período como professora e no outro turno como psicóloga. O problema é que eu era nova na profissão e ainda não tinha pacientes. E para ajudar nesse começo de carreira, demos as boas vindas a pandemia mundial devido à Covid-19.

Nos primeiros dias eu fiquei sem saber o que fazer e chateada por achar que a pandemia atrasaria meus planos de carreira. O que eu não sabia é que ela revolucionaria meu trabalho. Assim que o meu CRP chegou eu decidi começar a postar conteúdos de psicologia no meu instagram para trabalhar com psicoterapia online e em menos de 2 meses minha agenda estava lotada. Desde o início eu me dediquei a estudar psicologia e marketing digital, o que tem me capacitado para chegar até aqui. Esse tem sido mais um ano de mudança e transformação. Eu passei a acreditar cada vez mais no meu potencial e hoje me sinto capaz de alcançar qualquer objetivo, basta esforço e dedicação.

Minha mentalidade tem mudado diariamente e eu tenho investido tempo e dinheiro na minha capacitação profissional. Se eu tenho uma dica pra te dar é: Confie no seu potencial, se permita aumentar seu horizonte. O mundo tem muito a te oferecer, basta você se preparar diariamente para receber o melhor.

Kayanne Ramos, 25 anos, psicóloga.

A Kayanne é psicóloga formada pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB) e é pós-graduanda em psico-oncologia. Para entrar em contato com ela o e-mail é [email protected] ou através do seu perfil no Instagram.

Leia a Parte I e Parte II.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo